Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Leonhard Euler

Nascimento: 15 de Abril de 1707 em Basel, Suíça.
Faleceu: 18 de Setembro de 1783 em São Petersburgo, Rússia.

Leonhard Euler, filho de Paul Euler, ministro protestante, e Margaret Brucker, mudaram-se para Riehen com um ano de idade, e lá foi criado. Seu pai o introduziu nos primeiros estudos de matemática.
Quando chegou à adolescência, Euler retornou a Basel para estudar, preparando-se para o curso de teologia na Universidade.
Euler não aprendeu matemática alguma na escola, mas seu interesse, despertado nas lições de seu pai, o levou a estudar sozinho textos diversos e a tomar lições particulares.
Embora muito religioso Euler não se entusiasmou com o estudo da teologia, e seu pai consentiu que ele mudasse para a matemática.
Terminado o curso, foi convidado a assumir a cadeira de um professor falecido na Universidade de São Petersburgo. Como não fora selecionado para a cadeira de física da Universidade de Basel, aceitou o primeiro convite e, em 1727, mudou-se para a Rússia.
Chegando lá, afiliou-se à Academia de Ciências, onde teve contato com grandes cientistas como Jakob Hermann, Daniel Bernoulli e Christian Goldbach.
Em 1730, Euler tornou-se professor de Física da Academia, fato que o permitiu abandonar o posto de lugar-tenente da marinha Russa, que ele ocupava desde 1727. Três anos mais tarde, com o retorno de Daniel Bernoulli a Basel, Euler assumiu a cátedra de matemática da academia, e os proventos advindos dessa nomeação permitiram que ele se casasse, 1734, com katharina Gsell, uma moça de ascendia suíça.
Os dois tiveram treze filhos, mas apenas cinco sobreviveram á infância. Euler atribui a essa fase algumas de suas maiores proezas cientificas.
Depois de 1730 ele desenvolveu uma série de projetos acerca de cartografia, magnetismo, motores a combustão, máquinas a construção naval... O foco de sua pesquisa estava agora bem definido: teoria de números; análises no infinito incluindo seus novos ramos, equações diferenciais e o cálculo de variações, e,mecânica racional.Ele enxergava esses três Campos no intimamente ligados.Estudos de teoria de números foram vitais para a fundamentação do cálculo, e funções especiais e equações diferenciais foram essenciais para mecânica racional, que fornecia problemas concretos.
Em 1736-37, Euler publicou seu livro mecânica, que tratou extensivamente nesta época que seus problemas de saúde começaram. Euler era constante atormentado por fortes crises febris, e desenvolveu catarata, que acabou por lhe tirar a vista. Mas se sua saúde estava balada, sua reputação, ao contrário, se firmava cada vez mais, e dois prêmios da academia de paris, em 1738 e 1740, acabaram por lhe valer uma oferta de trabalho em Berlim.
De inicio, Leonhard recusou preferido permanecer em São Petersburgo, mas a turbulência política na Rússia tornou difícil a vida de estrangeiros lá, e ele reconsiderou.
Chegou a Alemanha como diretor de matemática da recém-fundada Academia de Berlim, que tinha então como presidente Maupertius.As contribuções de Euler para academia foram notáveis.Ele supervisio o observatório e o jardim botânico, selecionava pessoal, gerenciava várias questões financeiras. Além disso, coordenou a publicação de mapas de geográficos, uma fonte de dividendos para academia. Também trabalhou no comitê da academia, lidando com a publicação de trabalhos científicos. E como se não bastasse, sua própria produção cientifica neste período foi excepcional. Durante os 25 anos que morou em Berlim, Euler escreveu cerca de 380 artigos, livros sobre calculo de variações e órbitas dos planetas, sobre a artilharia e balística, construção naval e navegação, sobre o movimento da Lua, calculo diferencial e uma obra cientifica para leigos: Letters to a Princess of Germany (cartas a uma princesa da Alemanha, 3 vols. 1768-72).
Em 1759, com a morte de Maupertius, Euler assumiu a direção da academia, embora não fosse nomeado presidente. Desavenças com Frederico, o Grande, em torno dessa questão fizeram-no deixar a Alemanha e retornar a São Petesburgo, em 1766.
Em 1771, velho e doente, Euler teve sua casa destruída num incêndio. Tudo o que ele salvou foram seus manuscritos. Foi nesta época que ele ficou totalmente cego. O impressionante é que mesmo depois disso ele continuou com seus projetos, e quase a metade de toda a sua produção cientifica foi concluída após esses incidentes. Evidentemente, Euler não logrou todas essas conquistas sozinho. Ele contou com a ajuda valorosa de dois de seus filhos, Johan Albrecht Euler, que seguia os passos do pai, e Christoph Euler, que estava na carreira militar, e também dois membros da Academia, A. J. Lexell e o jovem matemático N. Fuss, esposo de sua neta. Euler morreu em 18 de setembro de 1783.
Estamos falando do maior escritor de matemática de todos os tempos.

Grupo: Diego, Victor, Vinicius

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonhard_Euler
http://pessoal.educacional.com.br/up/50280001/2756140/t1329.asp

6 comentários:

  1. euler foi um grande matemematico por sua capacidade de calculos esses matematicos da historia antiga sao muito famosos e gracas a ele hoje sabemos tanto sobre matematica!!!
    OBRIGADO,LEONHARD EULER!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho Euler um otimo matemático gostei muito dele chegar
    a Alemanha como diretor de academia de Berlim.


    Leonardo P Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Muito legal saber sobre a vida de Euler, achei muito interessante o tanto de coisas que ele fez em sua vida de matemático e físico.Muito legal, ele até escreveu livros, muito incrível.
    Mas poderiam ter apresentado a relação que o deixou tão famoso.

    Alice Behrens

    ResponderExcluir
  4. LEONHARD EULER, foi u grande matematico
    hj em dia ele é um dos matematicos mais
    citados no mundo como Baskara e outros


    Leonardo P Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Leonhard Euler teve varios fatos importantes alem de ter sido um importante matematico, foi professor , e teve outros cargos importantes em sua vida e sua historia de vida também muito interessante.
    Luciane Quintana

    ResponderExcluir
  6. Euler foi quem padronizou o uso do termo função, o primeiro a apresentar um estudo detalhado sobre o assunto, tal como foi efetivamente utilizado na
    análise matemática e, foi o criador da notação mais bem sucedida de todos os tempos!
    Além de ser uns dos mais antigos e importantes Matématico !

    ResponderExcluir