Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tales de Mileto



Teorema de Tales: importante ferramenta na determinação
de medidas utilizando a proporcionalidade

Tales de Mileto foi um importante filósofo, astrônomo e matemático grego que viveu antes de Cristo. Ele usou seus conhecimentos sobre Geometria e proporcionalidade para determinar a altura de uma pirâmide. Em seus estudos, Tales observou que os raios solares que chegavam à Terra estavam na posição inclinada e eram paralelos, dessa forma, ele concluiu que havia uma proporcionalidade entre as medidas da sombra e da altura dos objetos, observe a ilustração:

Com base nesse esquema, Tales conseguiu medir a altura de uma pirâmide com base no tamanho da sua sombra. Para tal situação ele procedeu da seguinte forma: fincou uma estaca na areia, mediu as sombras respectivas da pirâmide e da estaca em uma determinada hora do dia e estabeleceu a proporção:


O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência:

“Feixes de retas paralelas cortadas ou intersectadas por segmentos transversais formam segmentos de retas proporcionalmente correspondentes”.

Para compreender melhor o teorema observe o esquema representativo a seguir:

Pela proporcionalidade existente no Teorema, temos a seguinte situação:

Exemplo 1
Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

AB = 2x – 3
BC = x + 2
A’B’ = 5
B’C’ = 6





Andrielly, Gianny, Hernan, Jéssica e Alexsander

14 comentários:

  1. Gostei muito sobre a história de TALES DE MILETO e principalmente eu gosto de mate mática e gosto muito de fazer contas adorei.

    ResponderExcluir
  2. Tales de Mileto (640 a.C.- 550 a.C.) foi considerado o primeiro filósofo e fundador da Escola Jônica (a Jônia era uma região situada no litoral da porção asiática das colônias gregas). Foi geômetra e astrônomo, ficou famoso por ter previsto um eclipse solar no ano de 585 a.C.
    isso q eu sei sobre ele !
    Nome:José Carlos

    ResponderExcluir
  3. Tales de Mileto,foi um grande filósofo mas ele usou sua capacidade de fazer cálculo.para fazer vários segmentos e que a matemática pode ser estudada em vários lugares.

    Nome:Alessandra palácio t:82

    ResponderExcluir
  4. A formula de Tales de Mileto é uma teoria muito importante para o nosso futuro ele nos encina
    AB = 2x – 3
    BC = x + 2
    A’B’ = 5
    B’C’ = 6

    Muito importante

    Hernan Santander

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Foi muito importante para nós conhecer o teorema de tales com a proporcionalidade e ele mesmo tendo vivido antes de Cristo ainda é conhecido como um grande filosofo astronomo e matemático !

    Vinicius Rubim !

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de conhecer um pouco sobre Tales de Mileto, adorei sua teoria, muito incrível a sua capacidade de medir através de uma sombra, e a partir do teorema mede-se ângulos e até distancias.E mostra-se mais um grande matemático.

    Alice Behrens

    ResponderExcluir
  9. Tales de Mileto foi um dos mais importantes homens, no tempo antes de Cristo, astronomo, matemático, fílosofo, mas usou sua grande facilidade matemática para deixar seu nome marcado na história.
    Ele que usou essa facilidade, com matemática, geometria, proporcionalidade, para ver o tamanho de uma piramide, e os raios do sol chegavam na Terra inclinados e eram paralelos.

    Diego Soares.

    ResponderExcluir
  10. Vamos Apreveitar O Maximo
    Sobre A Formula De Tales De Mileto
    A Galera Vai Curti Muito
    Vamos Usala Muito No 1º
    Lí e Gostei

    Leonardo P Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Tales de mileto, ele era um grande filosofo astronomo e matemático! Ele era muito inteligente sabia fazer varias coisas e ele na matemática era um dos melhores, e se alguém quer apreender tem que se basear nele. Ele nós ensinou a resolver os teoremas, ele consiguiu medir a distancia inclinados e paralelos os raios solares!
    Victor yuri !

    ResponderExcluir
  12. tales de mileto apesar de ter vivido antes de cristo deichou sua marca na história com uma formula que facilita medir o tamanho de uma piramide e os raios do sol,ele também observou que os rais chegavan na terra inclinados mas paralelos
    ocara éra muito inteligente!

    gerson santos!

    ResponderExcluir
  13. Tales de Mileto, eu ainda não conhecia o teorema de Tales de Mileto , achei interessante pelo fato dele ter um forte conhecimento sobre geometria e proporcionalidade.
    E pela sua inteligencia de poder ter observado que os raios solares eram inclinados e chegavam a terra, e eram paralelos .
    Luciane Quintana

    ResponderExcluir
  14. Tales de Mileto é um Mátemático muito importante, foi o primeiro teórico a formular um pensamento mais sistemático fundado em bases racionais, Sendo o fundador dessa nova forma de pensar, ele é considerado o primeiro filósofo de que se tem notícia, inaugurando a linhagem filosófica dos pré-socráticos.

    ResponderExcluir